07 setembro 2017

Precisamos falar sobre o Complexo do Cachorro Vira-lata


Olá impulsivas! Tudo bem?
Eu tinha preparado um post completamente diferente para hoje, porém mais cedo, eu assisti um  vídeo do Gavin Roy do canal Small Advantages sobre a falta de patriotismo dos brasileiros. Isso mexeu comigo de um jeito muito intenso e eu vim imediatamente escrever essa postagem pra compartilhar um pouco do que eu senti ao assistir esse vídeo:


A falta de patriotismo, muito bem observada pelo Gavin, é tão evidente no nosso dia a dia. Basta olhar nas araras de uma loja de roupas, por exemplo, é bem mais fácil encontrar uma roupa estampada com a bandeira dos Estados Unidos do que do Brasil. E mesmo se tivessem duas blusas, uma com a bandeira americana e outra com a bandeira brasileira, qual você escolheria?
Quantas vezes nós desejamos ter nascido em outro país? Quantas vezes pensamos em morar em outro país? Quantas vezes dizemos que preferimos músicas internacionais? Quantas vezes dizemos que português é horrível?

O diagnóstico é esse: Temos o Complexo do Cachorro Vira-lata.
“Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima” – Nelson Rodrigues.

Em 2005 o jornalista estadunidense Larry Rohter, que em matéria para o The New York Times sobre o programa nuclear brasileiro, escreveu:
“Escrevendo nos anos 1950, o dramaturgo Nelson Rodrigues viu seus compatriotas afligidos por um senso de inferioridade, e cunhou a frase que os brasileiros hoje usam para descrevê-lo: "o complexo de vira-lata". O Brasil sempre aspirou a ser levado a sério como uma potência mundial pelos pesos-pesados, e portanto dói nos brasileiros que líderes mundiais possam confundir seu país com a Bolivia, como Ronald Reagan fez uma vez, ou que desconsiderem uma nação tão grande - tem 180 milhões de pessoas - como "não sendo um país sério", como Charles de Gaulle fez”

O Brasil estaria assim, desejoso de ser reconhecido como igual no concerto das nações, mas tropeçaria sucessivamente em sua baixa auto-estima, reforçada pelos incidentes folclóricos acima relatados e outros do mesmo gênero ("a capital do Brasil é Buenos Aires", "os brasileiros falam espanhol" etc) sucessivamente cometidos pela mídia e autoridades estrangeiras.
Informações retiradas da página Complexo de vira-lata no Wikipédia

Eu e você sabemos que o Brasil tem problemas. Eles são graves, difíceis e tortuosos. Mas o amor e o orgulho por sua nação não tem nada a ver com isso. Tem a ver com nossas raízes, com se sentir acolhido, com fazer parte de algo, com nossos antepassados, com nossa história, com nossa cultura, com nossa língua, com nossas riquezas naturais, com algo maior.
O grande problema e a grande solução do Brasil são os próprios brasileiros.
Que tal amar e enaltecer o que temos de bom e lutar para resolver nossos problemas e desafios. A mudança que precisamos começa dentro de nós mesmos e depois será refletida em nossa casa, em nossa comunidade, em nossa cidade, em nosso estado, e finalmente, em NOSSA PÁTRIA.
Feliz Dia da Indepêndencia!
Um beijo!


24 comentários:

  1. Em todos os paises o patriotismo deveria ser mais exercitado e enaltecido!

    www.anafernandes.ch

    ResponderExcluir
  2. Que post ótimo! Mas é isso mesmo, a maioria dos brasileiros preferem enaltecer outro local, do seu próprio país. =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que você disse, falta muito patriarquismo na maioria dos brasileiros.
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    ResponderExcluir
  4. A Jout Jout uma vez gravou um vídeo falando disso, que ela se sentia inferior aos outros (ou algo assim) quando ia para outro país e via as pessoas nativas de lá. Acho que sentimos um pouco isso porque parece que tudo que vem de fora é melhor e que as pessoas são mais cultas, mas aqui também temos uma cultura rica em um país rico e lindo. Afinal, problemas e crises todos eles têm, só a gente não fica sabendo tanto x)

    Beijinhos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que a autoestima do brasileiro é muito baixa, prefere valorizar outros lugares como se existisse um lugar sem problemas e perfeito. Observam a grama verde dos vizinhos e se esquecem do quando eles cuidaram e cuidam para que ela fique bem verdinha. Não se interessam pelo país e votam em qualquer um, depois sai reclamando dos políticos. Aliás, reclamar é o esporte favorito dos brasileiros.
    Muito bom esse vídeo do Gavin.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Essa é a triste realidade que vivemos, todo mundo já disse alguma vez ou admirou a vida no exterior. Aparentemente, muitos fatores de outros países realmente chama a atenção, nosso país está uma calamidade e sinceramente, só mudar o governo não irá resolver todos os nossos problemas, o próprio brasileiro debocha de si mesmo, ele mesmo aceita as condições impostas pelo nosso governo, se fossemos unidos, faríamos a diferença. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais é triste essa realidade neh talvez se nosso país fosse de primeiro mundo todos os brasileiros amaria mais e seriam patriotas!
    O desejo de morar em outros países tem haver com a grande roubalheira política, e tudo mais que o nosso país vem sofrendo ao longo dos anos.
    Beijos amei o post.
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  8. É verdade, aqui no Brasil nós queremos ir morar fora, quantos de meus amigos já foram, e não voltariam para cá... eu mesma sempre quis deixar o Brasil, confesso que nunca fui patriota e nunca defendi o Brasil, desde adolescente meu sonho é morar fora daqui. Muito por conta da política brasileira ser tão corrupta que deixa nosso país que é lindíssimo em uma situação tão ruim e cada dia pior.
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Eu fico de saco cheio quando as pessoas ficam falando que queriam ter nascido em outro país! Quem faz um país são as pessoas, então bora parar de reclamar e fazer algo diferente? rs Enfim, amei seu texto!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  10. Brasileiro só lembra que é brasileiro quando é copa ou Olímpiada. É vergonhoso um país que não saiba o próprio hino nacional.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Como tem pessoas que não sabe qual o dia da independência do próprio país, isso se chama falta de conhecimento, agora eu digo, lá fora pode ser até legal e tal, mas vamos começar a colocar os pontos negativos lá de fora: Os EUA estão em área de perigo porque lá tem Furacão, aqui no brasil não tem, eu sei que a economia pode está um lixo, mas sabemos que não tem nazistas nos perseguindo nem terroristas, precisamos colocar no papel os pontos negativos também!
    Eu posso dizer "EU TENHO ORGULHO DE TER NASCIDO NO BRASIL" Amo minha cidade SOU CARIOCA MEXXXMO!
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Thaís. Tudo bom?
    Primeiramente, eu adoro esse cara. rs
    Segundo, pelas palavras. Fico muito feliz que esse vídeo te fez sentir algo, assim como ele fez em mim. Sou estudante de Letras e, neste semestre, em uma das minhas aulas de literatura brasileira o prof levantou a seguinte questão: "quem tem orgulho de ser brasileiro?", ninguém, inclusive eu, levantou a mão. Mas depois desse vídeo e depois da sua reflexão, eu parei para pensar: Nossa, agt tem uma literatura incrível, temos uma história linda e uma língua maravilhosa que se desdobra de forma absurda para se encaixar com o tempo e com as necessidades da sociedade...Nós temos uma culinária incrível, que a natureza nos dá...Temos muita coisa boa! Infelizmente, não estamos vivendo um dos melhores quadros políticos, mas que país não passa por esse problema uma vez ou outra?!
    Enfim, temos muitas coisas boas...vamos começar a falar sobre tudo o que há de bom aqui!
    Afinal, gentileza gera gentileza...se eu começar a falar coisas boas, alguém será afetado com isso e vai querer plantar a sementinha do bem em outras pessoas também!
    Obrigada pela reflexão.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu post.
    E é assim mesmo mas é por conta do Brasil está cada vez mais afundado por conta de tanta corrupção.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  14. Postagem muito boa, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  15. Lovely post! Maybe we could follow each other on GFC and instagram @djonovicmilica? If yes, follow me and I follow back as soon as I see it.
    Let me know with a comment on my Blog

    https://intonezzee.blogspot.com/

    kisses

    ResponderExcluir
  16. É deplorável a situação do Brsil nos dia s de hoje! Minha humilde opinião...

    LEH BLOG INSTAGRAM FACEBOOK

    ResponderExcluir
  17. Em primeiro lugar o brasileiro deveria começar a fazer a escolha certa na hora de votar, não ficar se lamentando depois de eleger, né? Não que mudar o governo hoje vá mudar o brasil 100%, mas seria um passo muito importante!
    Amei teu texto!

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  18. Eu não sou brasileira mas acho que essa falta de patriotismo acontece um pouco em todo o lado. Aqui em Portugal é a mesma coisa, eu sei que nem tudo é positivo, mas precisamos de saber olhar para as coisas boas também :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante da sua abordagem e creio que simreramente o Brasil esta totalmente perdido, só algo muto bom para salvalo
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que coincidência, eu vi esse vídeo do Gavin há poucas horas!
    É uma triste verdade a situação do patriotismo que nós, brasileiros, não temos. E acredito fielmente que isso seja por conta de todos os problemas que enfrentamos (principalmente político) e por não temos ajuda pra resolê-los — e nem sinal de que tudo isso vai melhorar. Por isso, vemos e admiramos tantos países que não passam por problemas semelhantes aos nossos e tem as coisas funcionando melhor do que aqui. Desejamos ter isso pra nós, mas como parece algo inalcançável, almejamos viver lá fora pra ter uma vida melhor. Entendo todo esse lado, e inclusive penso assim também, mas sou contra a quem odeia o país em que nasceu. A quem vangloria outros países o tempo inteiro e esquecem quantas belezas naturais nós temos e o quão grande e diverso é o nosso país, a nossa cultura, a nossa história. Temos problemas, mas qual país não tem? Cada um com seu grau de seriedade, claro. Acredito que tá tudo bem em admirar um país e desejar morar em algo semelhante a ele. O problema é passar a amar demais o vizinho e esquecer de nós mesmos. Precisamos continuar nos unindo e fazer de tudo pra tentar levantar esse Brasilzão de vez!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Bom, sim, muitos enaltecem outros países e veem como algo inatingel muitas vezes para o seu futuro.
    Os brasileiros não saõa patriotas e nem tem motivos para ser ao meu ver, as nossas raízes não considero algo para ser enaltecida, o que mais vejo é um vendaval de acontecimentos que faz com que nosso país só se afunde, os políticos são tão corruptos que não faz nada pela nação.
    Os professores concursados não recebem seu dinheiro, os hospitais vira e mexe não funcionam ou tem falta de médico, ou ainda pior os médicos não recebem. A nossa segurança é precária, e nós mulheres temos dois tipos de medo, o assalto aos nossos bens matérias e ao nosso corpo, pois os fatos estão cada tipa entrando para a estatísticas.
    E tirando muitos outros acontecimentos que muitas vezes não tomamos ciência. Todo país tem um nível de decadência, mais o Brasil o está ultrapassando, até porque somos uma nação rica, grande e que poderia dar um país melhor para todos. Quantos desempregado tem aqui? Quantos pais de família estão preocupados por não ter o que comer e dar a sua família? Quantas oportunidades devemos perder, para abrir o olho e vê que não é só reclamar e não fazer nada. A população tem que lutra, até porque os poucos direitos que tinhamos de trabalho estamos perdendo por leis inconstitucionais e que veio de uma forma ditatorial.

    Esse é o meu pensamento, espero que não tenha se ofendido.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, esse seu post é ótimo! As vezes fico olhando brasileiros falarem de outro país de uma maneira, ok que o Brasil está cada vez pior, mas as vezes eu paro e penso ''apesar do seu lado ruim, também tem seu lado bom'' :/ é triste! Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa adorei seu post, é muito dificil ver essa corrupção que afunda nosso país, mas temos que ter esperança né, e tb votar certo..
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    ResponderExcluir
  24. Texto muito bonito, mas eu me enquadro nesse quesito. Odeio o Brasil porque é tão corrupto e injusto. Acho que por conta de vermos o que ao autoridades fazem com nossa pátria, deixa a desejar termos orgulho de ser brasileiro.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir