07 abril 2016

10 Coisas que me irritam na Blogosfera

Olá impulsivas e impulsivos! Tudo bem com vocês?
Faz um tempinho que eu venho sentindo a necessidade de falar aqui no blog sobre um assunto que faz parte do dia a dia da maioria dos blogueiros e blogueiras, sejam os mais conhecidos ou os que estão começando agora, que são aquelas atitudes e impressões que nos irritam e desvalorizam nosso trabalho.
Por sorte, a maioria dos leitores são pessoas de bom senso e nos faz muito feliz a cada comentário ou postagem.
Nesse quase um ano de blog, aprendi muita coisa e acho interessante falar sobre os pontos abaixo. Com certeza vocês já passaram por essas mesmas situações.


1- Comentar sem ler a postagem
Como é possível comentar ou opinar sobre alguma coisa que não se conhece?
Já li vários comentários aqui no meu blog dizendo “amei esse produto” “deve ser ótimo”, quando no post, eu tinha dito que tal produto não era bom por tais motivos. Esses comentários desanimam. Qualquer blogueiro quer e merece ter seu texto lido. Se for preguiça, dê pelo menos uma olhada por cima antes de comentar coisas que não tem nada a ver.

2- “Segue, que eu sigo de volta”
Quando é que isso vai acabar, hein?
Que coisa ridícula pedir pra alguém seguir você, só pelo fato de você segui-la!
Não é muito mais legal ver que alguém te seguiu porque gostou do seu blog e de suas postagens?
Quando vejo esse tipo de comentário, já perco o interesse de conhecer o blog dessa pessoa.

3- Comentar apenas  “Adorei o post”
Você passa horas escrevendo um texto, tirando fotos, testando um produto, e quando esse trabalho é publicado, alguém só comenta “Adorei o post”, muitas vezes, ela nem sabe sobre o que o texto está falando. Ninguém merece!

4- Imagens pequenas ou escuras
Não dá gente! Ver uma postagem com aquelas fotos bem pequenininhas, pixadas, desfocadas ou bem escuras, que não mostram bem o objeto fotografado, é muito desinteressante, além de não passar nem um pouco de profissionalismo.
Sei que nem todo mundo tem uma câmera profissional, eu também não tenho, mas procuro melhorar cada vez mais as fotos que vão aqui pro blog.
Dica: Use a luz natural, e, se puder, use uma câmera que foque bem.

5- Erros de português
Já li muitos posts que até tinham um conteúdo bacana, mas os erros de português eram tão gritantes que parecia que o autor não sabia nada da língua. Um errinho ou outro sempre vai aparecer em textos de blogs, eu sei, ninguém é um gramático ou coisa do tipo, mas revisar o texto, observar as palavras destacadas pelo corretor automático e fazer as concordâncias de número é o mínimo que um blogueiro pode fazer.

6- Layouts confusos
Visito diariamente blogs que tem conteúdos bons, mas o layout desvaloriza totalmente o blog. Já deixei de comentar vários posts por não achar os  comentários ou por precisar colocar códigos ou fazer logins. Às vezes, a letra dos textos é muito pequena ou muito clara, acontece ainda de não encontrar as caixas de seguidores ou Fan Page, pois estão no rodapé do blog, enfim, as informações devem estar organizadas e acessíveis.

7- Excesso de divulgação
Sabe aquelas pessoas que comentam seu post e deixam: o link do blog delas, o facebook, o instagram, o twitter, o pinterest, o link da ultima postagem, o link do blog da amiga, etc.  Exagero, né?
Sei que precisamos divulgar nossos blogs e nosso trabalho, eu faço isso, e muitos blogueiros e blogueiras fazem também, mas não precisa dixar tanta informação nos comentários dos blogs que você visita.

8- Vídeos mal gravados
Ninguém merece assistir um vídeo muito escuro ou com um áudio muito ruim.
Hoje em dia, é necessário ter uma certa estrutura pra gravar, pois vídeos de baixa qualidade não vão ser interessantes pra quem assiste.

9- Competição entre blogueiras
Isso é um absurdo sem tamanho. Primeiro, porque um blogueiro precisa de público. Segundo, uma boa parte desse público é formado por pessoas que também tem blog. Terceiro, sempre tem espaço pra quem é bom e pra quem trabalha com honestidade e esforço.

10- Sorteios com mil regras
Muitas vezes me deparo com sorteios de produtos incríveis e coisas que me chamam muito atenção, mas quando vou ver as regras desisto na hora. Pedem pra seguir todas as redes sociais, divulgar e marcar uma quantidade x de pessoas, comentar tal foto... Não dá!
No máximo seguir o blog e/ou canal e a Fan Page, né?

É isso, meus amores!
Foi meio que um desabafo escrever essa postagem, mas acho muito importante compartilhar esse tipo de conteúdo como forma de ajuda e crítica positiva pra quem faz parte do mundo dos blogs.

Um beijo!


52 comentários:

  1. O segue que eu te sigo acredito que seja um dos pontos mais irritantes, principalmente no YT onde você comenta algo sobre o conteúdo que está assistindo e logo abaixo vem alguém implorando por inscrição... Mas pior que isso é blogueiro que você morre de visitar, comenta, interage com o conteúdo dele e ele ao menos lhe responde. É o cúmulo da falta de bom senso!

    Bjs! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muita falta de bom senso. Um blogueiro assim não valoriza seus leitores. :/
      Beijos!

      Excluir
  2. Seu post está completamente de acordo com tudo o que eu penso hehehehe.
    Juro que o que mais me irrita é quem não lê a postagem e ainda comenta algo que não tem nada a ver. Isso me deixa doente.
    As vezes faço postagens sobre algum tipo de arte e a pessoa comenta como se eu tivesse feito. Sério, pelo menos leia um pedaço pra opinar né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que deveria ser acrescentada, na minha opinião, é vir no seu blog responder os comentários que você fez no blog da pessoa. Nós queremos comentários sobre nossa postagem, não sobre a postagem que vimos no blog amigo.

    Eu confesso que eu não leio todas as palavras dos posts não, só quando eu acho muito interessante (esse eu li), mas eu faço uma leitura dinâmica e leio as coisas mais importantes. Acho importante valorizar o trabalho do blogueiro, mas posts gigantes me desanimam a ler tudo.

    Beijos, querida!
    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito chato quando isso acontece. :/
      Também não tenho muita coragem de ver posts muito longos, acho desnecessário encher linguiça em qualquer tipo de texto.
      Um beijo!

      Excluir
  4. Ah amiga, essas regras tiram do sério mesmo, mas as que eu acho que supera é a 1, 2, 3, e a 10, quando recebo isso no meu blog, simplesmente ignoro, pois apessoas só entrou nele querendo algo em troca, e nem se quer sabe do que se trata o blog, acho isso muito feio.
    Muito bom seu post.

    Beijos ♥
    http://blogdathaiara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que disse, passamos horas de dedicação preparando um post legal, tirando fotos para receber um "adorei seu post", erros de português nossa eu comento sim mais tem blogs que erram extremamente, esse segue de volta ódio mortal por ele, sigo se eu quiser, bom eu amei seu post mesmo que um desabafo pois sei bem o que é isso. Big beijoooo

    www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a competição neste mundo e noutros ramos profissional ou não profissional - haverá sempre. Triste essa situação, porque o mundo tem espaço pata todos!
    Também não gosto de sorteios cheios de regras.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderExcluir
  7. Quem não odeia esses comentários sem terem lido o post? A gente se esforça tanto para escrever o post dai a pessoa vai lá e comenta "adorei o post", odeioooo haha
    Ótimo post!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sorteios com mil regras é tenso hem kkkk
    É difícil eu participar de sorteios e quando é cheio de regras então, sem chances! rsrs
    Também desisto layout confuso e fotos de qualidade pequena ou escura, terrível :/ Tem certas coisas que só por Deus viu... Realmente, quando fazemos um post, queremos que leiam de verdade e comentam DE VERDADE né. Muito bom esse post, com certeza mais pessoas se identificaram rsrs

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  9. Concordo com todos os pontos que você comentou, tem muitas coisas que desanimam mesmo a seguir com o blog adiante, principalmente pelos comentários dos leitores e pra mim essa questão de muitas regras para um sorteio é o que mais me deixa triste rs, as vezes até quero participar, mais é tanta coisa que precisa fazer que desanima rs :D

    http://www.sweetexpected.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Realmente isso é um "conjunto" de coisas que mais
    irritam esse mundo da blogosfera.

    Se você quiser conhecer meu blog: http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post

    kkkkkkkkkkkkk Brincadeira kkkkkk
    cara, como eu odeio isso também. Fico lá horas, escolhendo as palavras certas, a imagem certa, editando isso e aquilo aí vem uma filha de deus e "Adorei o texto. Que texto legal. Uau esse texto" Ai eu fico tipo "Nossa, nem pra copiar uma parte do texto e colar só pra fingir que curtiu aquela frase" kkkkkk Mas é complicado, isso vai acontecer em qualquer lugar. -_- o que é triste. Mas quando vejo que a blogueira fez isso eu vou lá e retribuo da mesma forma, por que não sou obrigada.
    E esses negócio de layout confuso -_- Cara, me mata mais do que comentário. Já o segue de volta eu me acostumei, mas nem faço questão de entrar no blog da pessoa.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa retribuir o comentário da mesma forma, :)
      Infelizmente, temos que conviver com isso.
      Um beijo!

      Excluir
  12. Concordo com tudo que disse aí MENOS a parte dos sorteios com mil regras. Se colocaram muitas regras é pra deixar mais seletivo quem vai participar, já que várias pessoas não leem nada e só clicam em participar D:
    | Sorteio Saia Revolution Clothing|
    | Por que meu blog não cresce?|
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas eu não acho que são atrativos pra ninguém.
      Um beijo!

      Excluir
  13. Adorei o post! Me segue que eu sigo de volta.. Me siga em todas as redes sociaiskkkk brincadeira.. Quer dizer, realmente gostei do post e concordo com tudo que você falou... Acho chato pra caramba, a pessoa passar pelo seu blog e colocar um comentário genérico, sem dar valor para o texto que você ficou horas (quiçá dias) fazendo...
    Quando tiver um tempinho, venha conhecer o meu cantinho..
    Bjs
    Gabi
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. eu tbm fico irritada com tudo isso, mas temos que ter paciencia..!

    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  15. Compartilho com você de todas essas questões. Também não gosto do sigo de volta e da pessoa comentar sem ler.
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Também já fiz um post parecido no meu blog e Muitas coisas que vc comenta no seu texto eu falo lá tbm.
    Vou comentar por partes...
    A 1 eu fico revoltada por que a gente tem um trabalhão pra escrever, pesquisar e as vezes tirar foto sobre o post e a pessoa tem a capacidade de comentar sem ler. Quando percebo que é um comentário sem fundamento com o post eu nem me dou o trabalho de retribuir a visita. O mesmo também para a número 3, por que as vezes a pessoa faz um comentário assim vago, justamente por que não leu o post.
    Quando a número 2 acontece eu tbm perco o interesse em visitar o blog da fulana. ¬¬'
    O ruim dos layouts confusos é que as vezes eles ficam piores quando a blogueira usa imagens de má qualidade. Aí por mais que a gente queira não tem como interagir. Já cheguei a avisar algumas blogueiras que eu não havia conseguido entender o post por causa das cores escolhidas no layout. Acho que a pessoa precisa desse feedback por que ela pode ser nova na blogsfera e as vezes não sabe por que seu post não tem comentários, mas é por causa da má qualidade de fotos ou layout.
    Sobre a 7. Hahaha o mais revoltando é quando a pessoa faz um comentário de três palavras: "amei seu blog" e coloca vários links de divulgação embaixo. A pessoa usa o espaço dos comentários mais pra divulgação do que pra dar sua opinião sobre o post.
    Concordo com a 8 e a 9. Eu mesma estou em processo de melhora dos meus vídeos.
    Também fico indignada com os sorteios que pedem pra vc dar três pulinhos, jogar oferenda no mar e mais um monte de coisa. Isso afasta os participantes.
    Agora que eu fiz esse comentário/texto, acho que posso te dizer: Amei o post. hahaha Acho super válido seu desabafo.

    Beijo,www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      E eu amei seu comentário!
      é raro alguém fazer um feedback tão detalhado de um post. E [e muito gratificante!
      Um beijo!

      Excluir
  17. Concordo com tudo que você disse, principalmente a do sorteio, odeio quando tem várias regras, acaba que desanima , amei o post!! Bjs


    http://giulia30.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. É muito triste mesmo, tinha duas pessoas que comentavam no blog e era sempre a mesma frase "Ótimo post, adorei"...é tão óbvio que a pessoa nem leu o conteúdo, não sei você, mas eu fico bem chateada, pois como você disse, nos dedicamos para gerar aquele conteúdo.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também me chateia muito. Prefiriria que essa pessoa nem comentasse no meu blog.
      Beijo!

      Excluir
  19. Adorei o post e concordo com tudo que falou, divulgação em excesso acaba espantando as pessoas, mas eu acho que a competição é uma das piores coisas (pois a pessoa acaba não crescendo nesse mundo entende?) Pra finalizar meu comentário vou até deixar o link das minhas 1001 redes sociais! hahaha
    Beijos,Bunny and Sara

    ResponderExcluir
  20. Compartilho com você todas as suas irritações. Tenho bem menos tempo que você e já vivenciei algumas delas. Infelizmente faz parte desse mundo da blogosfera e temos que conviver da melhor forma possível.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    pegadinha, hahaha concordo muito com você, as vezes quando vou responder os blog tenho um preguiça quando vou encontrando o que disse, principalmente muito poup, blog escuro e conteudo repetitivo rs
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br 🍒

    ResponderExcluir
  22. A maioria do que você falou também me irrita muito!
    Mas o comentar sem ler o post é o que mais desvaloriza nosso trabalho.
    E os sorteios com um milhão de regras eu nem participo...

    bjs

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Fazer o que, né?
      Só fazendo diferente mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  24. Concordo com tuddddddoooooooo!!!
    Falou e disse!
    Bjs
    http://coffecomaszamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Você falou tudo neste poste!!
    Concordo com tudo!!!!
    Bjs
    http://coffecomaszamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. posso concordar? Nossa parece que fui eu que escrevi essa postagem por que nem tiro nem boto uma palavra!

    www.etudovaidadeh.blogspot.com

    ResponderExcluir